Exús
Exús
Resolvi escrever um pouco sobre Exu, haja vista eu sempre assistir confusão no entendimento.
Vou tentar ser o mais sucinto possível. Vamos retornar no tempo, para poder entender definitivamente!
Em 1530 chegam os primeiros Negros no Brasil, oriundos da Costa Africana (kongo, kikongo, Luanda, Guiné, e etc), são eles os conhecidos como povos “Bantu”, cultuam Bakulos (espíritos) e Inkisses (divindades).
Posterior a isso, e com a mistura desses negros com índios, nascem diversos cultos pelo Brasil com incorporações de espíritos e divindades (divindades no entendimento deles, entendido?). Dentre os espíritos incorporantes da reencarnação existe uma classe bem terrena, rotulados por diversos apelidos: “Povos das Kalungas” (Cemitérios), “Povos das Ruas”, “Compadres”, “Amigos” e etc. Também, por alguns Caboclos e Pretos Velhos esses eram chamados de Rabo de Encruza. São esses que mais adiante vão RECEBER O APELIDO DE EXU, veremos:
Em 1719 chegam os Negros da Nigéria e seus redores, são eles povos Nâgos, Ketus, e etc. Trazem dentre seus cultos o Espíritos ancestrais conhecidos como “Babaegungun” e suas “Divindades = Orixás” (que são por mim entendidos como elementais) e, o Orixá “Exu” chega nesse momento! Com comportamento Amoral conhecido desde sua origem (lidos nos versos/Itans, da religião de Ifá, Nigeriana, ou seja, uma figura espiritual que ignora leis de causa e efeito, e que ajuda ou atrapalha.
Daí, pela “verossimilhança” comportamental verifica-se que, aquela gama de espíritos (da reencarnação que citei), possuem o mesmo comportamento do Elemental Exu Elemental (Orixá), e se apelida os espíritos dos cultos brasileiros com o APELIDO de EXU.
Mais adiante, com o Nascimento da Umbanda em 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, e em dado momento, esses espíritos apelidados de Exu, passam a adentrar os centros de Umbanda para trabalhar em vista da lei moral, ou seja, Exu de Umbanda é Exu Soldado, é também dito que são recém despertados para o trabalho fraterno.
Portanto, na Umbanda de fato e direito, são eles conhecidos como ex “diversos apelidos”, e agora com o apelido de Exu, mas, são agora despertados para o bom trabalho.
Espero ter esclarecido que o Exu divindade (Orixá) de cultos AFRICANOS, e de alguns cultos no Brasil, não é o mesmo Exu (espírito da reencarnação) da Umbanda.
por Marcelo Fabiane
Comentários
Postar um comentário