AS QUARTINHAS NA UMBANDA
AS QUARTINHAS NA UMBANDA
Quem nunca entrou em uma loja de artigos religiosos e se deparou com prateleiras imensas com diversas peças de barro cru ou envernizado e porcelana brancas e coloridas, com ou sem asas?
Tanto na Umbanda como no Candomblé as quartinhas são amplamente usadas dentro dos ritos religiosos que compõem os costumes de cada casa. Servem para assentar ou firmar Orixás ou Guias de Trabalho conforme a necessidade da casa ou do médium que realiza o ato religioso.
De acordo com o que aprendi um dos fundamentos que está por trás das quartinhas é o seu formato que se repararmos bem se assemelha ao do útero materno, onde se aloja a o embrião para seu desenvolvimento após a concepção.
Quando assentamos ou firmamos uma força divina (Orixás) ou um guia de luz em uma quartinha estamos oferecendo a eles condições para desenvolverem seu trabalho ou suas forças e assim irradiem pra nós tudo de bom que possam oferecer de bom de acordo com nosso merecimento.
Quanto a forma de fazer ou que tipo usar cada casa tem um fundamento, cada dirigente aprendeu de um jeito eu por ter passado por algumas casas ao longo de minha trajetória espiritual aprendi de duas formas.
Uma delas é que independente se firmeza ou assentamento para Orixás ou guias masculinos usamos a quartinha sem asa e para Orixás e guias femininos quartinhas com asas.
A segunda é que se for um assentamento a quartinha deverá sempre ser sem asas, independentemente de as foras serem masculinas ou femininas.
Alguns terreiros tem como fundamento fazer a quartinha do anjo da guarda de todos os filhos e mantê-las sob os cuidados do dirigente especial em um cômodo do terreiro destinado para esse trato. Nessas quartinhas entre outros elementos vão um pouco de cabelo retirado do topo do ori (cabeça) em ritual específico.
Infelizmente nem todos os dirigentes sabem e/ou conseguem seprar o pessoal do religioso e quanto um filho de santo se torna um desafeto ou um ex-filho de santo este é atacado por aquele que se dizia ser seu "pai no santo" enquanto frequentava seu terreiro.
Felizmente a espiritualidade é muito grande e quando somos vítimas desse tipo de gente somos direcionados para uma casa onde o Dirigente com o auxilio dos Orixás e dos Guias de Luz de Aruanda desfazem todo mal e rompem as ligações entre médium e quartinhas.
Vale lembrar que sempre que se prepara uma quartinha é preciso cuidar dessas quartinhas dependendo dos elementos que vão dentro delas estes podem apodrecer, mofar, embolorar e pegar formiga.
fonte face
Comentários
Postar um comentário